Vivências e estratégias de enfrentamento à indisciplina escolar em docentes de escolas públicas de Cacoal-RO

Carlos Gester Valiatti da Silva, Djacy Oliveira Silva, Cleber Lizardo de Assis

Resumo


Resumo: a indisciplina escolar é uma das grandes preocupações educativas ao afetar o processo de ensino-aprendizagem. Analisa-se as concepções e vivências de professores sobre a indisciplina escolar, no município de Cacoal – RO. Pesquisa exploratória e qualitativa, com amostra composta por 06 professores de escolas públicas de Cacoal/RO. Em relação aos fatores causais, os docentes apontaram diversos fatores, mas a família destacou-se como principal; como tipos de indisciplina, destacou-se o uso de celular, a agressividade e o bullying; tais comportamentos indisciplinares afetam o docente em termos de seu interesse e desempenho profissional, e apontam a maior participação da família e o diálogo como principais elementos para o enfrentamento da indisciplina. Concluiu-se que os professores têm representações sociais sobre a problemática, colocando a família como principal fator relacionado à indisciplina escolar e ao seu enfrentamento.
Palavras-chave: indisciplina escolar; docência; família; saúde mental.

Abstract: A school indiscipline is one of the great educational concerns of the teaching-learning process. It is analyzed as concepts and living of teachers about a school indiscipline, not Cacoal-RO municipality. Exploratory and qualitative research, with a sample composed of 06 public school teachers from Cacoal/RO. Regarding the causal factors, the teachers pointed out several factors, but one family stood out as the main one; As types of indiscipline, we highlight the use of cell phone, aggressiveness and bullying; Such indisciplinary behaviors affect the teacher in terms of their interest and professional performance, and point to the greater participation of the family and the dialogue as the main elements for coping with indiscipline. It was concluded that they are teachers with social representatives on a problematic, placing a family as the main factor related to school indiscipline and its confrontation.

Keywords: school discipline; teaching; family; mental health.


Palavras-chave


school discipline; teaching; family; mental health

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.